Advogado de seguros: entenda quando é o momento de contratar

Advogado de seguros: entenda quando é o momento de contratar

11 Ago

O advogado de seguros pode fazer toda a diferença na hora de conseguir o valor que você tem direito. Independentemente de se você está enfrentando problemas com a seguradora de celulares, de imóveis, de veículos ou até mesmo de planos de saúde, esse segmento do direito é responsável por proteger o consumidor em casos de vulnerabilidade.

 

Existem diversas situações nas quais o envolvimento jurídico se faz necessário. Porém, nem sempre as pessoas sabem que estão sendo vítimas de cláusulas abusivas e de práticas indevidas das seguradoras. Por isso, é muito importante que você entenda que o Código de Defesa do Consumidor sempre compreende o cliente como a parte mais frágil de uma relação de consumo.

 

Isso significa que as chances de que o cliente sofra com alguma prática inadequada são muito maiores do que o mesmo aconteça com a seguradora. Então, se você percebeu que algo em seu contrato ou na solicitação de indenização não está de acordo com a sua compreensão do serviço, sim, você precisa de um advogado!

 

Quer entender melhor sobre o tema?

 

 

Como funciona o trabalho das seguradoras?

 

Uma empresa pode oferecer seguros para as mais diversas situações, conforme já mencionamos acima. Você pode contratar um seguro para seu celular, sua casa, seu veículo, seus bens pessoais e até mesmo a sua saúde – ou seja, os convênios médicos! Por meio do pagamento de uma mensalidade cobrada pela seguradora, a instituição garante os serviços prestados e a indenização no caso de perda, roubo, destruição do patrimônio e mais.

 

Como se trata de um serviço que exige muitas cláusulas prevendo os direitos do segurado e os deveres da seguradora, os contratos burocráticos são o primeiro empecilho para que o consumidor compreenda exatamente qual é o serviço que ele está contratando. Sendo assim, o envolvimento jurídico também pode acontecer em caráter preventivo.

 

O Código Civil estabelece que, “pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados”.

 

Sendo assim, a seguradora é obrigada a indenizar seu cliente por todos os itens previstos em contrato, sendo imprescindível apenas que as mensalidades sejam pagas em dia.

 

As cláusulas deste contrato não podem ser abusivas e colocar o segurado em posição de desvantagem. As informações prestadas devem ser claras e concisas, evitando o uso excessivo de termos técnicos que dificultam sua compreensão.

 

 

Quando eu preciso de um advogado de seguros?

 

Conforme foi mencionado acima, a atuação do advogado pode acontecer também em caráter preventivo. Neste caso, o especialista é contratado para fazer a análise, adequação e formalização do contrato da seguradora. Com isso, ele consegue avaliar todas as cláusulas previstas e ajudar seu cliente a entender o que está contratando.

 

A vantagem desse serviço é que você evita dores de cabeça no futuro. Afinal, caso encontre alguma informação equivocada ou prática abusiva antes mesmo de o contrato ser assinado, o advogado já será capaz de corrigir as informações e oferecer o melhor acordo para seu cliente.

 

Além disso, o advogado de seguros também atua na defesa dos interesses de seu cliente em casos de negativa de pagamento da indenização securitária ou pagamento de indenizações com valor menor do que o devido.

 

Outra situação muito comum que incentiva o envolvimento jurídico é a venda casada de seguros. Essa prática é proibida, por lei, em qualquer tipo de venda de produtos e serviços e, no caso dos seguros, isso não é diferente. O consumidor deve poder comprar o seguro que deseja, sem a obrigatoriedade de incluir no pacote nenhum outro tipo de serviço.

 

Antes de, de fato, abrir uma ação judicial, o advogado de seguros vai tentar um acordo amigável com a seguradora. Ao explicitar os termos do contrato e agindo em função diplomática, o profissional tentará resolver a questão de forma direta, garantindo que o cliente receba os valores devidos.

 

Porém, caso não exista um compromisso da seguradora, o advogado vai acionar o Poder Judiciário e orientar seu cliente sobre os próximos passos.

 

 

Quanto custa um advogado de seguros?

 

A contratação do advogado envolve muitos fatores: a complexidade do caso, os custos do escritório advocatício, os honorários e mais. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, órgão regulador da profissão, existem valores mínimos e máximos que devem ser cobrados pelos advogados de cada município.

 

Sendo assim, o valor da contratação pode variar, mas será sempre adequado aos valores estipulados pela OAB. Para saber quanto custa o seu caso, o primeiro passo é agendar uma consulta inicial com um advogado de confiança.

 

Lembre-se de que o apoio jurídico é a melhor forma de garantir os seus direitos e evitar que a situação se torne uma bola de neve. Então, não perca mais tempo e entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

 

Possui
alguma dúvida?


E-mail
contato@brunojussiani.adv.br

Endereço
Rua Jamil Felix Naglis, nº 493
Vila Nascente, Campo Grande - MS

Ver no google maps

Rua Barão de Melgaço, nº 3916
Centro Norte, Cuiabá - MT

Ver no google maps

Bruno Jussiani Advocacia

Bruno Jussiani com sede em Campo Grande desde 2009, tem atuação preponderante no Mato Grosso do Sul, não obstante podendo atender clientes em todo Brasil.

Desenvolvido por SunsetWeb - 2021

Fale com o atendimento

Clique para chamar