Advogado de direito médico: o que faz e como contratar?

Advogado de direito médico: o que faz e como contratar?

05 Ago

O advogado de direito médico é um profissional cuja área de estudo é relativamente nova no Brasil. O direito hospitalar, como é conhecido seu segmento de atuação, abrange tanto a compreensão e regulamentação das leis dos profissionais e instituições de saúde, como também dos pacientes. Principalmente quando envolve a saúde pública, sua demanda é muito específica, fazendo com que a escolha do advogado que vai representar os seus direitos seja feita com todo o cuidado possível.

 

Erros médicos, questões relacionadas aos planos de saúde e diagnósticos indevidos são alguns dos principais casos enfrentados por estes profissionais. Eles podem atuar tanto em defesa dos hospitais, clínicas de saúde e convênios médicos, como também dos consumidores e pacientes.

 

Por isso, a contratação e condução de cada caso é variada. Cabe ao cliente explicitar suas necessidades para que o advogado possa entender melhor o caso e, com isso, oferecer a melhor defesa ao contratante.

 

Você sabe quando é o momento de envolver o direito médico em seu caso? Se a resposta é não, saiba que você não está sozinho. Como mencionamos acima, essa é uma área relativamente nova no país e existem muitos critérios que devem ser considerados na hora de contratar um advogado.

 

 

O que é o direito médico?

 

O direito médico é o segmento que cuida dos direitos relacionados à saúde, sejam eles dos hospitais e outras instituições ou do próprio paciente. Com uma legislação específica, a área age também de acordo com os princípios éticos da Medicina e a regulamentação de órgãos específicos da profissão.

 

Para que você compreenda melhor, vale explicitar os princípios constitucionais que norteiam o direito médico, positivados nos artigos 196 e 197 da Constituição:

 

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

 

Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.”

 

Com isso, legitima-se a exigência de efetivação de pacientes diante do Poder Judiciário.

 

 

Quando é o momento de contratar um advogado de direito médico?

 

No caso de hospitais, planos de saúde, clínicas de saúde e outras instituições, a atuação do advogado acontece, em sua maioria, na antecipação de casos judiciais. Ou seja, o profissional vai atuar de forma preventiva, garantindo que a instituição e os seus profissionais de saúde exercem a função de acordo com a lei, prevenindo processos que podem prejudicar a imagem da organização.

 

Já no caso do paciente, o direito médico é acionado quando este encontra alguma irregularidade em seu atendimento, podendo acontecer no caso de medicamentos que deixam de ser concedidos pelo governo ou cujo acesso é dificultado, quando o paciente tem exames, diagnósticos e cirurgias negados pelo seu plano de saúde, no caso de reembolsos com valores indevidos, erros médicos, danos morais e muito mais.

 

Caso você tenha dúvidas de quando precisa do apoio jurídico, vale a pena contratar também a assessoria jurídica. Dessa forma, você terá uma ideia melhor de quais são os seus direitos e o que deve fazer.

 

Por último, o advogado de direito médico também atua em favor de profissionais de saúde particulares. Com base no Código de Ética de Medicina, o advogado assegura o cumprimento das funções do médico de acordo com a lei, a ética e a segurança de seus pacientes, agindo tanto em caráter preventivo, como também na defesa dos interesses particulares do médico.

 

 

Quanto custa um advogado de direito médico?

 

A contratação do advogado pode variar de acordo com cada caso e/ou cliente. Por isso, antes de ter o orçamento em mãos, o cliente deve primeiro agendar uma consulta inicial com o advogado escolhido. Nesse momento, o cliente apresenta todas as suas necessidades e expectativas. Se possível, também é importante ter em mãos contratos e outros tipos de documentos que atestem a sua defesa.

 

Após a consulta inicial, o advogado vai estabelecer o orçamento pensando no custo x benefício para o seu cliente. Porém, saiba que existem valores mínimos e máximos que devem ser cobrados pelo profissional, todos eles descritos pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A tabela foi definida como mais uma proteção ao cliente, evitando cobranças abusivas.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o direito médico, chegou a hora de correr atrás dos seus direitos. Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo para saber como podemos solucionar os seus problemas, oferecendo uma excelente assessoria jurídica e todo o cuidado que você precisa. Estamos lhe esperando!

Possui
alguma dúvida?


E-mail
contato@brunojussiani.adv.br

Endereço
Rua Jamil Felix Naglis, nº 493
Vila Nascente, Campo Grande - MS

Ver no google maps

Rua Barão de Melgaço, nº 3916
Centro Norte, Cuiabá - MT

Ver no google maps

Bruno Jussiani Advocacia

Bruno Jussiani com sede em Campo Grande desde 2009, tem atuação preponderante no Mato Grosso do Sul, não obstante podendo atender clientes em todo Brasil.

Desenvolvido por SunsetWeb - 2021

DÚVIDAS? FALE COM ADVOGADO ESPECIALISTA

Clique para chamar no WhatsApp