Advogado de testamento: tudo o que você precisa saber

Advogado de testamento: tudo o que você precisa saber

03 ago

Quem quer saber mais sobre o advogado de testamento chegou ao lugar certo! Um erro muito comum das pessoas é adiar a elaboração deste documento, o que é compreensível, já que falar ou pensar na morte não é nada confortável. Porém, é sempre importante ter em mente que podemos ser pegos de surpresa e, nesse caso, a melhor opção é estar sempre preparado para que suas últimas vontades sejam respeitadas.

 

Ainda assim, devido ao receio de pensar na morte, são poucas as pessoas que realmente sabem como funciona a elaboração de um testamento e qual é a função do advogado neste processo. Por isso, antes de contratar o profissional que vai auxiliá-lo, é preciso ter todas as informações em mãos para fazer a melhor escolha.

 

Isso envolve não apenas saber quais são as funções do advogado especializado, mas também o que é o testamento.

 

 

Testamento: o que é e para que serve?

 

Para que você entenda melhor, o testamento consiste em um documento que resguarda as últimas vontades registradas em vida pelo testador. Ou seja, a pessoa vai expressar os seus últimos desejos, garantindo que seus bens cheguem aos sucessores estabelecidos no testamento quando ele falecer.

 

Dentre as vantagens de preparar o seu testamento, inclui-se a melhor divisão de seu patrimônio. Logo, você pode, por exemplo, definir quem vai ficar com cada imóvel, com cada parte de uma empresa, com um automóvel e qualquer outro item que faça parte de seu espólio – incluindo, também, quantias monetárias e dívidas deixadas pelo testador.

 

Aliás, vale ressaltar que não são apenas as pessoas ricas que têm direto ao testamento. De acordo com a lei, qualquer pessoa pode expressar seus últimos desejos por meio do documento, independentemente de qual é o valor total do patrimônio. Em contrapartida, existe uma restrição de idade: apenas pessoas com mais de 16 anos podem elaborar seu testamento.

 

 

Qual é a função do advogado de testamento?

 

Especializado em Direitos da Sucessão, o advogado garante não apenas que o documento será elaborado de acordo com todos os requisitos previstos na legislação, mas também que ele será eficaz e será cumprido após o falecimento.

 

Embora a lei não obrigue a contratação de um advogado para o reconhecimento do testamento, contratar um profissional garante toda a orientação jurídica que você pode precisar. Afinal, conforme mencionamos acima, são poucas as pessoas que sabem como um testamento deve ser elaborado e quais são as etapas para que ele seja, de fato, reconhecido e cumprido após o falecimento. Portanto, o advogado de testamento pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro!

 

 

Quais são os tipos de testamento existentes?

 

Testamento público

 

Sendo o tipo de testamento mais comum, o documento público não tem informações sigilosas e qualquer pessoa pode consultá-lo. Para seu reconhecimento, é preciso que ele seja elaborado diante de um tabelião, sempre em cartório oficial e contando com a presença de duas testemunhas que vão garantir a formalização.

 

Como o testamento público é feito no cartório, um órgão com fé pública, ele se torna legítimo e inquestionável, sendo válido por toda a vida do testador.

 

Testamento cerrado

 

Já o testamento cerrado também pode ser elaborado pelo advogado de testamento e precisa somente ser criado diante de duas testemunhas. Quando pronto, o testamento é entregue ao cartório e o órgão deve selar e guardar o documento.

 

Por tratar-se de uma modalidade cerrada, o testamento só poderá ser aberto depois de uma indicação judicial após o falecimento. Em seguida, as divisões de bens vêm a público e as ações do testamento podem ser executadas.

 

Testamento particular

 

Por último, o testador também pode elaborar seu testamento particular, sem a necessidade de registro prévio em cartório. Nesse caso, advogado e cliente redigem o testamento sob a supervisão de três testemunhas e o tabelião não precisa ser envolvido. Logo, o cumprimento do testamento deverá ser validado diante do Poder Judiciário.

 

 

O que eu preciso saber para elaborar um testamento?

 

Existem alguns padrões e normas jurídicas que devem ser seguidos ao preparar o seu documento. Por isso, o advogado de testamento pode acelerar o processo, garantir a adequação do documento e resolver todas as partes burocráticas para sua formalização.

 

Um desses requisitos é a destinação de metade dos bens para os filhos e cônjuge do testador. Conhecido como vocação hereditária, esse critério garante que os sucessores legais também tenham seus direitos respeitados.

 

Em contrapartida, a outra metade do espólio pode ser distribuída livremente. Qualquer dúvida que você tenha pode ser tirada com o profissional contratado.

 

 

Quanto custa um advogado de testamento?

 

O custo da elaboração e formalização do testamento pode variar para cada cliente. Sendo assim, é preciso consultar um profissional especializado para que ele compreenda melhor as suas necessidades e elabore um orçamento que caiba no seu bolso.

 

Então, que tal entrar em contato agora mesmo? Nosso time está preparado para ajudá-lo no que for preciso e resolver essa parte da sua vida. Aproveite!

Possui
alguma dúvida?


E-mail
contato@brunojussiani.adv.br

Endereço
Rua Jamil Felix Naglis, nº 493
Vila Nascente, Campo Grande - MS

Ver no google maps

Rua Barão de Melgaço, nº 3916
Centro Norte, Cuiabá - MT

Ver no google maps

Bruno Jussiani Advocacia

Bruno Jussiani com sede em Campo Grande desde 2009, tem atuação preponderante no Mato Grosso do Sul, não obstante podendo atender clientes em todo Brasil.

Desenvolvido por SunsetWeb - 2021

DÚVIDAS? FALE COM ADVOGADO ESPECIALISTA

Clique para chamar no WhatsApp