Advogado de direito da família: tudo o que você precisa saber

Advogado de direito da família: tudo o que você precisa saber

02 ago

Divórcios, separação, guarda compartilhada, pensão alimentícia, testamentos... Esses são apenas alguns dos exemplos nos quais você pode precisar de um advogado de direito da família. Sendo um dos profissionais mais requisitados do mercado, o especialista é responsável pela orientação e ação jurídica em qualquer questão que envolva o âmbito familiar.

 

Porém, não somente o conhecimento teórico é imprescindível para que o profissional se destaque no direito familiar. Na verdade, esse profissional deve também ser capaz de prestar um excelente atendimento ao seu cliente, prezando pela empatia e o cuidado que situações vulneráveis carecem.

 

Logo, o advogado familiar escolhido para cuidar dos seus problemas deve conhecer plenamente a legislação, mas também ter muita inteligência emocional para lidar com o caso. Como muitas pessoas não sabem exatamente qual é a função deste profissional e qual o momento de contratá-lo, é preciso mergulhar um pouco mais no assunto para que você faça a melhor escolha.

 

 

Qual é a função do advogado de direito da família?

 

O advogado de direito familiar atua em casos como os citados acima: situações como divórcio e separação, pensão alimentícia, testamentos, inventários, heranças, guarda dos filhos e critérios para visita e muito mais. Logo, ele é conhecido por atuar em casos que se enquadram no âmbito familiar.

 

O profissional é formado em Direito e se especializa em questões familiares, desenvolvendo a empatia e a inteligência emocional que os tornam aptos a trabalhar com famílias. Afinal, o Direito Familiar reconhece direitos e deveres dos membros da família, com processos regidos pelo Código de Processo Civil.

 

Nem toda questão familiar precisa ser judicializada. Justamente por isso, a atuação do advogado de direito da família pode discernir dos profissionais especializados em outros segmentos jurídicos.

 

Para que você entenda melhor: o profissional pode atuar em dois casos diferentes. O primeiro deles é a firmação de acordos. Nessa situação, o advogado vai defender os interesses particulares de seu cliente, mas buscando uma solução amigável. Assumindo o papel diplomático, ele promove o encontro entre as duas partes e busca um compromisso, evitando a necessidade de que o caso se torne uma ação judicial.

 

Porém, não existindo um compromisso entre as partes, o advogado também pode atuar no caso litigioso, cuja disputa chega ao Poder Judiciário.

 

 

Por que eu preciso de um advogado de direito da família?

 

O envolvimento de um advogado pode ser a solução ideal e mais tranquila para diversas situações. Na maioria das vezes, o advogado é contratado para lidar com divórcios, solicitações de pensão, adoção, investigação de paternidade, elaboração e formalização de testamento, doações de bens familiares, acordos pré-nupciais, pactos de união estável e muito mais.

 

Embora nem todos esses casos precisem necessariamente do envolvimento jurídico, a orientação de um profissional garante que você cumpra todos os seus direitos e deveres. Por isso, ao precisar de apoio em processos familiares, o ideal é que você escolha um profissional capacitado para ajudá-lo em todas as etapas.

 

Vale ressaltar que o profissional escolhido deve não apenas ter o conhecimento teórico da legislação vigente, mas também prezar pelo excelente atendimento ao seu cliente. Afinal, muitas vezes, essas situações familiares colocam as pessoas em situações delicadas e a preocupação emocional se torna tão importante quanto o aconselhamento jurídico.

 

Logo, antes de contratar o advogado, é preciso assegurar-se de que o escritório de advocacia preza pela confiança e transparência com seus clientes.

 

 

Quanto custa um advogado de direito da família?

 

Antes de saber quanto vai custar a contratação do advogado, você deve marcar uma consulta inicial. É neste primeiro momento que o advogado vai entender as suas necessidades e expectativas particulares, compreendendo melhor o que está acontecendo e quais são os passos legais que devem ser cumpridos na defesa de seus direitos.

 

Após a consulta inicial, o profissional escolhido vai elaborar um orçamento que preza pelo custo x benefício. Além disso, ele sempre vai seguir as tabelas de valores mínimos e máximos a serem cobrados. A tabela é de responsabilidade da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Dessa forma, existe uma padronização melhor e mais específica sobre os honorários advocatícios.

 

A tabela da OAB pode variar de acordo com o município, então vale a pena consultar os valores da sua cidade para ter uma ideia melhor do preço. Lembre-se de que o custo da contratação reflete o cuidado que o profissional terá com você e a sua família, sempre buscando as melhores soluções para o que você precisa.

 

Agora que você já sabe mais sobre como é a atuação do advogado de direito da família, chegou a hora de fazer a melhor escolha pelo seu futuro. Portanto, não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas. Com isso, vamos conseguir ajudá-lo em tudo o que você precisar, com muito cuidado, dedicação, eficiência e transparência. Até breve!

 

Possui
alguma dúvida?


E-mail
contato@brunojussiani.adv.br

Endereço
Rua Jamil Felix Naglis, nº 493
Vila Nascente, Campo Grande - MS

Ver no google maps

Rua Barão de Melgaço, nº 3916
Centro Norte, Cuiabá - MT

Ver no google maps

Bruno Jussiani Advocacia

Bruno Jussiani com sede em Campo Grande desde 2009, tem atuação preponderante no Mato Grosso do Sul, não obstante podendo atender clientes em todo Brasil.

Desenvolvido por SunsetWeb - 2021

DÚVIDAS? FALE COM ADVOGADO ESPECIALISTA

Clique para chamar no WhatsApp